04 maio, 2013

Compositor Nei Lopes homenageia Clara Nunes em show no Conservatório

NeiLopesFoto1.JPG
O sambista Nei Lopes faz show em homenagem aClara Nunes no Conservatório UFMG, neste sábado, 4, às 20h. Os ingressos custam R$50 (inteira) e R$25 (meia).

Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, a Clara Nunes, nasceu em 1942, em Cedro, à época distrito de Paraopeba, hoje município de Caetanópolis. No início dos anos 1960, morou em Belo Horizonte, onde trabalhou na Rádio Inconfidência e apresentou programa na TV Itacolomi.
Em 1965, mudou-se para o Rio de Janeiro onde construiria uma das carreiras de maior sucesso na MPB, emprestando sua voz a sambas que valorizavam as tradições africanas.Com o LP Alvorecer foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 500 mil cópias. Clara Nunes morreu na capital fluminense em 2 de abril de 1983.

Compositor, escritor e pesquisador das culturas africanas, o carioca Nei Lopes abandonou, nos anos 70, a carreira de advogado para dedicar-se à música e à literatura.
Aos 71 anos, Nei tem oito registros de sua obra em LPs e CDs. Participou, como letrista de cinco canções, gravadas respectivamente por Gilberto Gil, Milton Nascimento, Djavan, João Bosco e Ed Motta, do álbum Ouro Negro, que revisitou a obra orquestral do maestro Moacyr Santos.
Seu CD Partido ao cubo (Fina Flor) ganhou o Prêmio TIM de Música como o melhor disco de samba e foi indicado ao Grammy Latino 2005. O CD Chutando o balde (Fina Flor)concorreu ao Prêmio da Música Brasileira 2010 como melhor CD do ano.
Em 2009, Nei Lopes ganhou o Prêmio Jabuti com o livroHistória e cultura africana e afro-brasileira, na categoria didáticos e paradidáticos. Como escritor, sua obra está centrada na temática africana e afro-originada.


O Conservatório UFMG fica na avenida Afonso Pena, 1534 - Centro. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8300.
(Com assessoria de comunicação do Conservatório UFMG)