29 abril, 2013

Jason Collins é o primeiro jogador da NBS a assumir sua homossexualidade

O pivô Jason Collins quebrou uma barreira: ele se tornou o primeiro jogador da assumir que é homossexual. A história é a capa da revista Sports Illustrated do próximo mês, que traz a manchete: ”Eu não tive a intenção de ser o primeiro atleta assumidamente gay em uma grande liga norte-americana. Mas já que eu sou, sou feliz para conversar”.
252225_10151346482321536_1546706036_n
A reportagem traz outras declarações do jogador, que defendeu Boston Celtics e Washington Wizards na última temporada:  Não queria ser o garoto na sala de aula levantando a mão e dizendo: ‘eu sou diferente’. Mas ninguém fez, e é por isso que eu estou levantando minha mão”, disse ele na entrevista.
“Agora eu sou um agente livre, literal e figurativamente. Cheguei a esse estado invejável na vida em que eu posso fazer praticamente o que eu quero. E o que eu quero é continuar a jogar basquete. Eu ainda amo o jogo, e eu ainda tenho algo a oferecer. Meus treinadores e companheiros de equipe reconhecem isso. Ao mesmo tempo, eu quero ser genuíno e autêntico e verdadeiro”. Collins está na NBA há 12 temporadas, e disputou duas Finais quando defendia o New Jersey Nets.
“Quando eu era mais jovem eu namorei mulheres, até fiquei noivo. Eu pensei que eu tinha que viver ‘do jeito certo’. Eu pensei que eu precisava me casar com uma mulher e criar filhos com ela. Eu continuei dizendo a mim mesmo que o céu estava vermelho, mas eu sempre soube que era azul.”
“A recente bomba na Maratona de Boston reforçou a noção de que eu não deveria esperar que as circunstâncias de revelação fossem perfeitas. As coisas podem mudar em um instante, então por que não viver a verdade?”. Ele revela que só disse ao seu irmão gêmeo, Jarron Collins (também jogador profissional de basquete), que era gay no ano passado.
Conhecido pela marcação dura, Collins que isso não tem nada a ver com sua opção sexual. “Eu vou contra o estereótipo gay, e é por isso que eu acho que um monte de jogadores ficarão chocados: Esse cara é gay? Mas eu sempre fui um jogador agressivo, mesmo no ensino médio.”
Ele disse que agora é uma boa época para assumir a verdade, pois antes o preconceito ainda era muito grande. ”Tenho 34 anos de idade. Sou negro. Sou gay”.