04 março, 2013

Museu Villa-Lobos convidou você para Homenagem a Villa-Lobos/Dia Nacional da Música Clássica


  • O Quarteto Radamés Gnattali e membros do Quinteto Villa-Lobos prestam uma homenagem ao grande gênio musical brasileiro nesta terça, 5 de março, dia em que se comemoram os 126 anos de seu nascimento.

    No repertório, obras de Villa-Lobos e de Radamés Gnattali.

    Entrada franca.


    Quarteto Radamés Gnattali
    http://www.quartetoradames.com.br/

    Indicado para o Grammy Latino 2012 pelo seu álbum “Prelúdio 21”, para o Prêmio da Música Brasileira 2013, pelo CD “As Quatro Estações Cariocas”, vencedor do Premio Rumos Itaú 2007 e reconhecido como o melhor conjunto de câmara do Brasil pelo XIII Prêmio Carlos Gomes, após a única interpretação até o momento, na América do Sul, de toda a obra para quarteto de cordas de Heitor Villa-Lobos, o Quarteto despontou como o primeiro no mundo a gravar, em DVD e Blu-Ray, os 17 quartetos, lançado em março de 2012, durante as celebrações dos 125 anos do nascimento do maior compositor das Américas. Este box da obra integral de Villa-Lobos se soma aos já lançados CDs: "As 4 Estações Cariocas" (2011) com participação do violonista Zé Paulo Becker e obras exclusivamente escritas para o quarteto, “Preludio 21” (2011) com quartetos compostos especialmente para o conjunto pelo renomado grupo de compositores contemporâneos brasileiros e, “Quadro Brasil” (2008) com obras de Camargo Guarnieri, Radamés Gnattali, Claudio Santoro e Heitor Villa-Lobos. Pelo sexto ano consecutivo o Radamés apresenta o seu projeto de concertos interativos “O Brasil de Tuhu”, baseado no Guia Prático de Heitor Villa-Lobos que já levou a mais de 15.000 espectadores dos quatro cantos do país, o cancioneiro folclórico brasileiro. O quarteto se apresenta regularmente nos palcos brasileiros e participa em festivais tais como MIMO, Festival Villa-Lobos, Festival Internacional de Campos de Jordão, Bienal de Música Contemporânea da Funarte. Já levou a música brasileira de concerto à Europa, África, América do Sul e do Norte.


    Quinteto Villa-Lobos
    http://www.quintetovillalobos.com.br/

    Formado atualmente por instrumentistas que exercem atividades de solistas em todo o Brasil e no exterior - Rubem Schuenck (flauta), Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sergio Santos (clarinete), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote) -. o Quinteto Villa-Lobos, em seus 51 anos de existência, já se apresentou na maioria das cidades brasileiras, além de ter aberto as comemorações do ano Villa-Lobos em Paris, na Unesco, em 1987. Em julho de 2001 o grupo se apresentou com Egberto Gismonti no Festival “Tocar La Vida”, na Argentina. Em setembro de 2001 o grupo recebeu o Prêmio Carlos Gomes, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e em sua primeira versão com abrangência nacional, como melhor grupo camerístico do país. Em 2009 voltou a receber o mesmo prêmio. Em março de 2002 foi homenageado por seus 40 anos com a série “Quinteto Villa-Lobos – 40 Anos de Música Brasileira” no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro; em maio/junho de 2002 participou do Projeto Sonora Brasil-SESC, se apresentando em 32 cidades brasileiras, de Santa Catarina ao Amapá. Em 2006 foi um dos vencedores do projeto “Circulação de Musica de Concerto” promovido pelo CEMUS-Funarte e patrocínio Petrobrás, realizando 12 concertos no Ceará, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Neste mesmo ano encerrou a “Copa da Cultura” com concerto em Berlim, Alemanha. Em 2007 realizou concertos e oficinas em Natal, RN, com patrocínio da Oi-Futuro. Em 2008 realizou o projeto Oi apresenta: Quinteto Villa-Lobos no Rio de Janeiro, com 35 concertos e oficinas por cidades do estado, turnê de lançamento do CD Quintetos de Sopro Brasileiros com concertos em São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, com patrocínio da Petrobras, além de apresentações e oficinas no Chile, Paraguai, Peru e Equador a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em 2009 o grupo se apresentou em vários países africanos, também a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil – e em dezembro encerrou um importante Festival dedicado a Villa-Lobos com concerto na Radio-France, Paris. Como todos os integrantes do Quinteto Villa-Lobos são professores em diversas universidades, o grupo está sempre convidado a participar dos mais importantes Festivais de Música no Brasil, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão, São Paulo; a “Oficina Orquestra Jovem” em Curitiba, Paraná; o Festival de Inverno de Londrina, Paraná; o Festival de Música de Câmara da Paraíba; o Festival de Música de Tatuí; e o Curso de Verão de Brasilia. Sempre fiel à sua proposta inicial, o grupo tem participado também de eventos fora do âmbito da música de concerto, como o “Chorando Alto”, importante festival anual de choro realizado em outubro de 1998 no SESC – Pompéia, em São Paulo, SP, com enorme reconhecimento por parte da crítica especializada, além de apresentações no Clube do Choro de Brasília em 2003, 2005, e 2009, e no Festival “Sopros do Brasil”, no SESC Pinheiros, São Paulo, em 2004.

https://www.facebook.com/events/249460835190796/

Museu Villa-Lobos convidou você para o evento dele:
Homenagem a Villa-Lobos/Dia Nacional da Música Clássica
Amanhã, 20:30 - 21:30 em Museu Villa-Lobos
 
Compositor Marcelo SantosTimoneiros da Viola e outros 4 estão convidados.