06 março, 2013

Fúria e doçura em forma de guri - Chorão por Marcelo Tas




Charlie Brown Jr. no Barra Music (foto: Site Oficial, 2012)

“O Chorão mandou dizer que vai te cobrir de porrada”, o recado do pessoal da Rádio 89FM não era muito animador. No final da década de 90, o Charlie Brown Jr. era a banda da hora, eu mal havia começado a fazer um quadro de entrevistas na rádio rock mais suingada de São Paulo e, mais importante, o Chorão tem uma envergadura tal que, se decide me cobrir de porrada, estou frito. O quadro se chamava “Ernesto Varela, o Repórter” personagem com o qual havia iniciado minha vida profissional na TV. Um repórter ingênuo que teima, perigosamente, a misturar duas coisas que não devem andar juntas: jornalismo e humor.
“Mas, por que?”, perguntei. Parece que ele não gostou de você ter insinuado que todos roqueiros são maricas, alguém sugeriu. Não me lembrava de ter feito tal piada infame. Provavelmente, nunca fiz. Mas não importava, Chorão tinha ouvido e avisava que ia me pegar na esquina.
Estou numa fila na pista do Aeroporto de Congonhas diante do avião que vai me levar ao Rio de Janeiro. O ruído de rodinhas de skate no asfalto quebra a monotonia da tarde quente. Sinto o deslocamento e aproximação do condutor da prancha, que gira e para diante de mim. De perto, Chorão é ainda maior do que eu imaginava. Tres segundos de suspense. Finjo naturalidade. A tensão é cortada por uma risada rasgada do bebezão na minha frente, que oferece a mão no tradicional cumprimento dos skatistas e agora me chacoalha num abraço de urso.
“Não sabia que o Ernesto Varela e o Marcelo Tas eram a mesma pessoa, me desculpe aí, cara!”, disparou ele. Puxa… não entendi imediatamente aquela “explicação”, mas que alívio senti. Trocamos algumas palavras e gargalhadas ainda na fila e ele pede para sentar ao meu lado no voo para mostrar os novos projetos, fotos, novas músicas e idéias que trazia na cabeça…
Chorão: fúria e a doçura em forma de guri. Tive a alegria de ter conhecido o pacote completo. Também pude transmitir a ele próprio a minha admiração, debater nossas diferenças e comemorar nossas paixões comuns como a de torcer pelo Santos F.C.
Hoje é um dia de derrota para os que lutam contra a tristeza e solidão do mundo. É um dia para celebrar a espontaneidade da poesia que flui do corpo de jovens doces e furiosos.
Obrigado e vá em paz, Chorão!
Chorão: fúria e doçura em forma de guri (no Blog do Tas)http://bit.ly/107HXqo

Foto: Ricardo Saibun/divulgação Santos Futebol Clube
Chorão: fúria e doçura em forma de guri (no Blog do Tas) http://bit.ly/107HXqo

Foto: Ricardo Saibun/divulgação @[101402899928278:274:Santos Futebol Clube]