04 março, 2013

'Emocionante', diz Mauricio de Sousa de desenhos de Mônica feitos por fãs


'Essa variedade de redesenhos é linda', diz criador da personagem.
Mônica faz 50 anos, e G1 pediu que leitores enviassem homenagens.


Apesar de ser uma homenagem à Mônica, a designer Giuliane Ramos também deixou marcada a presença de
 outro personagem. ‘Acabei fazendo uma parede com um rabisco simples feito pelo Cebolinha, o clássico ‘Mônica golducha e dentuça’.’ (Foto: Giuliane Ramos/VC no G1)A designer Giuliane Ramos registrou a sua homenagem à Mônica com essa ilustração, que também marca a presença de outro personagem. ‘Acabei fazendo uma parede com um rabisco simples feito pelo Cebolinha, o clássico ‘Mônica golducha e dentuça’.’ (Foto: Giuliane Ramos/VC no G1)

Nascia há 50 anos um dos maiores ícones da cultura popular brasileira. Desde então, Mônica formou uma turma e alegrou a vida de crianças e adultos que acompanharam suas tirinhas, desenhos animados e outras peripécias. Para homenagear o 50º aniversário da baixinha, gordinha e dentuça favorita dos brasileiros, oG1 pediu aos seus leitores que enviassem suas versões em desenho da personagem. E para Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, esse esforço em reinterpretar a sua obra é "emocionante".
"Essa variedade de redesenhos é linda e, para mim, emocionante", relata Mauricio em entrevista ao G1. "Todos os trabalhos são válidos a partir de uma realidade: um fã da turminha dedicou parte do seu tempo para homenagear a Mônica com técnica e arte próprias".
Ao todo, 13 internautas do G1 enviaram suas ilustrações e colaboraram com a celebração de mais um ano de vida da personagem de vestido vermelho e coelho azul na mão, que, apesar da grande quantidade de causos e histórias em sua longínqua história, inspira constantemente a originalidade em seus fãs.
"Neste contexto, não há primeiro ou segundo lugar. Os lugares estão tomados por amigos da Turma da Mônica – e meus. Os trabalhos se destacam pela criatividade, ineditismo, como a turma em objetos do Guilherme Bandeira, de Rio Claro (SP); o desenho sensível e a arte final impecável de Giuliane Ramos; o engraçado traço do Edu, de Jequié (BA); ou a candura dos rabiscos coloridos da Anna Clara, do Rio de Janeiro (RJ); o ambiente conseguido pelo Ronan Cliquet", comenta Mauricio. "Tudo conspira para que a Mônica seja vista pelos olhos da sensibilidade de cada um".