19 fevereiro, 2013

Meteoros assustam Rússia, Cuba e Estados Unidos

Что это, товарищи?

by G. M. Ferretti

Semana conturbada: não bastasse o ‘trovão em céu sereno” em Roma, meteoros assustam Rússia, Cuba e Estados Unidos.
Na Rússia: Centenas de feridos em Cheliabinsk.
russia
A queda de um meteorito na região de Cheliabinsk, nos Montes Urais, naRússia, deixou centenas de feridos nesta sexta-feira (15). De acordo com Mikhail Yurevich, governador de Cheliabinsk, bolas de fogo foram lançadas na direção da Terra, e o impacto da queda quebrou janelas de prédios e casas e acionou alarmes de carros.

O governador afirmou que cerca de 950 pessoas ficaram feridas devido à queda dos fragmentos do meteorito e dos estilhaços. Pelo menos cinco pessoas foram hospitalizadas "com cortes profundos de vidro", disse o chefe do Centro Nacional de Situações de Crise do Ministério de Emergências russo, Vladimir Stepánov.
A princípio, as pessoas pensavam que se tratava de uma chuva de meteoritos, o que foi negado pela agência espacial russa, Roscomos. Tratava-se de "um corpo celeste, um meteorito, que se movimentava a uma velocidade de 30 quilômetros por segundo a uma trajetória baixa", disse a agência.
Os primeiros relatórios dizem que parte do meteorito caiu cerca de 80 quilômetros da cidade de Satka, no distrito de mesmo nome, por volta das 09h20 locais (01h20 de Brasília), mas a informação não foi confirmada oficialmente.
Em Cuba: Meteoro explode sobre uma vila no interior.
cuba
Moradores da cidade de Rodas, província de Cienfuegos, em Cuba, disseram ter presenciado a queda e a explosão de um corpo celeste na noite de quarta-feira, noticiou uma emissora de televisão local. Os cubanos afirmam que ometeoro explodiu no céu, provocando uma luz intensa e fazendo as casas do município tremerem. O feixe de luz teria o tamanho de um ônibus, relata a emissora.

Um morador de Rodas disse que, “por volta das 20h locais de quarta-feira, uma luz se movia no céu e se converteu em uma chama muito grande”. Depois de três minutos, segundo ele, pode-se ouvir uma explosão. Especialistas cubanos acreditam que o fenômeno tenha sido causado por fragmentos de pedras e metais que ingressam na atmosfera em alta velocidade. Eles procuram restos dos fragmentos no solo.
Estados Unidos: "bola de fogo" no céu da Califórnia.
Os relatos dos americanos partiram do Estado da Califórnia. Moradores da região dizem ter visto uma bola de fogo na noite de sexta-feira. Um deles postou um vídeo na internet mostrando o momento da passagem do raio de luz no ceú.
O instituto de ciência espacial de Oakland, no Estado, afirma ter recebido inúmeras ligações descrevendo o fenômeno, mas não conseguiu esclarecer o que era o objeto.
Segundo o astrônomo Gerald Mckeegan, os telescópios do instituto não capturaram os eventos.
À rede NBC, ele afirmou não ter visto a bola de fogo, mas acredita que, pelos relatos, os objetos devem ser meteoros esporádicos que podem acontecer várias vezes ao dia. A maior parte deles caem nos oceanos, longe dos olhos humanos.
Com informações de Correio do BrasilÉpoca e Folha de São Paulo. O título do post, Что это, товарищи?, significa "O que é isso, camaradas?" em russo.

De: Fratres in Unum.com <donotreply@wordpress.com>
Assunto: Daily digest for 17 February, 2013
Para: cidad3@yahoo.com.br