11 fevereiro, 2013

Caetano e Dona Canô Cantando Juntos + Serra da Boa Esperança





(Caetano e Canô Veloso na capa de seu disco Muito, de 1977)
Sou fã de Caetano Veloso. Acho um grande compositor e um intérprete sensacional. Para mim, Caetano tem uma das vozes mais belas do mundo. Canta divinamente. Outro dia ouvi Abraçaço, o novo disco dele, achei bacana, mas… Sinto saudade do Caetano chansonnier, soltando a voz em canções conhecidas, como fez em Fina Estampa (1994), com clássicos latinos, ou A Foreign Sound(2004), com músicas em inglês. Também adoro os covers de Caetano para os Beatles do disco Qualquer Coisa (1974): Eleanor Rigby, quer coisa mais linda?
Daí eu fiquei pensando em fazer uma sugestão a Caetano: por que não gravar um disco só com as canções favoritas de sua mãe, dona Canô Veloso? Dona Canô devia ter um gosto musical incrível. Intuí, não sei por que, que ela gostava de Serra da Boa Esperança, de Lamartine Babo, imortal na voz de Francisco Alves. E não é que era verdade? Achei nesse especial dos 50 anos de Caetano ele cantando justamente essa canção para a mãe. E a própria Dona Canô, que deixou este mundo aos 105 anos em dezembro passado, aparece cantando ao lado do filho Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda, também de Lamartine, e A Deusa da Minha Rua, de Newton Silva e Jorge Faraj.