21 fevereiro, 2013

Blogueira cubana tem segurança reforçada


Sou meio lerdinha para entender algumas coisas: esses agitadores São financiados por quem? afinal, dia de trabalho, pelo menos para os Seres normais... e, por que não fazer o mesmo barulho contra as eleições para presidentes da câmara e do Senado, por dois elementos de partido hoje aliado, que responde por vários deslizes? Trabalha que passa....


A dissidente cubana Yoani Sánchez precisou de escolta policial durante a visita à Bahia, por causa dos protestos. A segurança foi reforçada. Ela será acompanhada por oito agentes, além de investigadores infiltrados na equipe que acompanha a visita ao Brasil.

Nesta terça-feira, Yoani concedeu uma longa entrevista. Ela contou detalhes sobre as retaliações que sofre dentro de Cuba por descrever no blog a realidade no país.


Por três anos o blog Geração Y foi bloqueado na ilha e agora só é acesso porque a página está hospedada em servidores do exterior, apesar da internet ter o acesso restrito. A polícia política mantém uma vigilância cerrada sobre cada passo da família de Yoani. A ativista conta que ela e o marido foram convidados para serem padrinhos de casamento. Mas agentes do governo obrigaram os noivos a retirar o convite.

Hoje a secretaria da presidência do governo federal do Brasil confirmou a circulação de um dossiê contra Yoani Sánchez, que teria sido criado por organizações de esquerda com o suposto apoio da embaixada de cuba.

Amanhã a ativista vai a Salvador antes de passar por São Paulo e embarcar para a República Checa, o próximo dos nove países que deve visitar em 80 dias, viajando com o apoio de organizações de imprensa e de defesa dos direitos humanos.

http://www.band.uol.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000576383