17 fevereiro, 2013

40 Anos sem Pixinguinha


Maureen Bisilliat - 1969, no Centro do Rio.



Os fiéis mais fervorosos à música e ao temperamento de Alfredo da Rocha Viana Filho gostavam de chamá-lo de São Pixinguinha.


Ao menos para esses fãs, foi apropriada coincidência o flautista, saxofonista, compositor e arranjador ter morrido dentro de uma igreja, a da Nossa Senhora da Paz, no Rio, em 17 de fevereiro de 1973. Sentiu-se mal enquanto do lado de fora, num sábado de carnaval, passava a Banda de Ipanema, que parou para homenageá-lo.


O Instituto Moreira Salles também reverencia Pixinguinha nos 40 anos de sua morte, reproduzindo foto clássica feita por Maureen Bisilliat em 1969 e reunindo links com materiais relativos ao maestro que estão no site do instituto.



Fonte: Blog do IMS

"Som de Prata", de Paulo César Pinheiro/Moacyr Luz é uma música que representa muito bem a situação da morte de Pixinguinha na Igreja Nossa Senhora da Paz.
Produzir no meu blog algumas homenagens ao mestre Pixinguinha. Deixo alguns links:

Dia Nacional do Choro é Sinônimo de Pixinguinha


Mulheres em Pixinguinha


Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba


Pixinguinha e Vinicius de Moraes: Encontro de Gigantes


LP Pixinguinha Vida e Obra
Pesquisar a história de Pixinguinha equivale a um mergulho profundo nas raízes da Música Popular Brasileira e, ao emergir, constatar que a tradição da noss música só pode ser verdadeiramente estudada e compreendida se considerada em pelo menos duas grandes fases, ou seja, antes e depois do genial Pixinguinha.



De: Mensagens de blog de todos - Portal Luis Nassif <oscar.alarcon@gmail.com>
Assunto: Mensagens de blog - Portal Luis Nassif
Para: sulinha13@yahoo.com.br