28 dezembro, 2012

Mary Ellen Mark.


Janara, no IdeaFixa
 
Eu já havia cruzado com essa foto algumas vezes e apesar do impacto que ela sempre me causou, nunca fui atrás para saber de quem era o registro. Ontem, procurando pela autoria de uma outra foto, descobri que ambas eram dessa mulher chamada Mary Ellen Mark.
A Mary nasceu no primeiro ano da década de 40, na Filadélfia (EUA), e ganhou sua primeira máquina fotográfica aos 9. Sua paixão era declaradamente a arte. Estudou desenho e pintura na Universidade da Pensilvânia, e dois anos depois, em 1964, concluiu seu mestrado em Fotojornalismo – de onde nunca mais voltou.
Em 1966 ela se mudou para Nova Iorque e se envolveu com todo tipo de causas relativas aos considerados excluídos pela sociedade. Fotografou a cultura travesti, o movimento de liberação feminista e foi nessa época que decidiu que seu lugar era o underground. “Longe do mainstream e dos seus interesses em geral “, como ela mesmo coloca.
Com o reconhecimento do seu trabalho, foi chamada para ser fotógrafa do set de alguns filmes. Dentre eles,Apocalipse Now, de Francis Ford Coppola, Satyricon de Federico Fellini, e One Flew Over the Cuckoo’s Nest, de Milos Forman, que nos foi traduzido como “Um Estranho No Ninho”. Ela esteve presente no set de mais de 100 filmes.
Sua fotografia aborda algumas das questões sociais americanas, como os sem-teto, a solidão, a dependência de drogas e a prostituição. Ela trabalha principalmente em preto e branco.
Ela descreve aqui a sua abordagem: “Eu sempre senti que as crianças e adolescentes não são crianças, eles são pessoas pequenas. Eu os olho como pessoas pequenas, e como qualquer outa pessoa, eu gosto deles ou não. Eu também tenho uma obsessão com a doença mental e as pessoas estranhas que estão fora das fronteiras da sociedade.”
Mark também disse, “eu prefiro deixar evidente os pormenores da cultura do meu país, que são universais e que todos podemos entender. Existem prostitutas em todo o mundo. Eu tento mostrar seu modo de vida…
Mary atualmente mora em Nova Iorque, e continua fotogragrando. É ela aqui embaixo.
 

De: Pavablog <news@pavazine.com>
Assunto: Atualizações!
Para:
sulinha3@yahoo.com.br