15 dezembro, 2012

Datas 15 de Dezembro - Nascimentos - Chico Mendes

1944 - Chico Mendes, seringueiro, político e ativista ambiental brasileiro (m. 1988).

   
* 15/12/1944 + 22/12/1988
 
Líder Seringueiro, denominado Ecologista, mas que odiava esse Nome, porque todos os Ecologistas que Conheciam, Pensavam somente na Natureza, mas esquecia do homem que precisa Sobreviver.
Os Ambientalistas de todo mundo queriam Preservar a Floresta Tropical como um Santuário, um lugar de Espetacular Diversidade e Vitalidade.
¼ de drogas e plantas medicinais do mundo vem da Amazônia.
Os Pecuarista/invasores: Criavam Pastos e Lucravam com os Incentivos fiscais.
O conceito Reserva extrativista foi Inventado por CHICO e os Seringueiros. CHICO Realizou um das mais significantes façanhas da História do Ativismo Ecológico de base. No Brasil, os Seringueiros foram os 1os. Trabalhadores a articular o Sindicalismo Rural coma Ecologia. CHICO só ouviu a Palavra Ecologia 1985.
 
CHICO MENDES: um homem Puro da Floresta. Uma figura Doce e Cordial. Ganhou Prêmios internacionais e Reconhecimento na IMPRENSA estrangeira. No Brasil, um Desconhecido.
Seus assassinos escolheram dia e hora para executar CHICO MENDES.
 
Seus Projetos recebiam doação, como o caminhão doado por um banco Canadense, que Encorajava Projetos Comunitários – CHICO era "proibido" de dirigir o caminhão, porque era considerado "barbeiro" no volante – e doações da Fundação Ford.
 
Só Aprendeu a Escrever aos 24 anos e só vestiu um terno aos 40.
Ele havia renunciado totalmente a sua Vida pessoal para Lutar pelos Seringueiros.
 
 
 
Samba "LOUVOR A CHICO MENDES"
De: Almir de Araújo e Marquinho Lessa.
Gravado por Simone.
 
CHICO Onde houver uma Vida
Sua Voz Será Ouvida
Como Força de Oração
Do Amor pela Terra
Que não Se encerra
Num coração
Sou mais um nessa guerra
Quebrando a Serra da devastação
 
Me Abraço a Natureza
E a DEUS Peço Axé
Em Louvor a CHICO MENDES
Sua luta Sua Fé
Homem Simples, Seringueiro.
Um Valente Brasileiro
Que o mundo fez, Seu manifesto.
Um protesto à crueldade e à tirania
Das derrubadas, das queimadas,
É, a Amazônia em agonia
Que hoje chora a saudade
De Nova York à Xapuri ô ô.
Do Oiapoque ao Chui, Xi.
Será que as coisas mudam por aqui.
 
A Amazônia ta virando zona de liquidação,
Sem cerimônia, matam e metem a mão.
A Amazônia ta virando zona de liquidação.
Sem cerimônia, matam sem Perdão.
 
Um Líder.
 
Louvor a Chico Mendes. Simone
 

FRASES
 
"A Cooperativa é uma forma nossa de Lutar pela Liberdade"
 
"Quero ficar Vivo para Salvar a Amazônia"
 
"Minha Vida Começou igual a de todos os outros Seringueiros: escravo submetido as ordens do patrão"
 
"O Seringueiro trabalha o ano todo achando que no final do ano Lucrava algum Saldo, mas sempre estava devendo"
 
"Durante muitos anos, desde o Século passado até 1970, pelo que sei, em nenhum Seringal da Amazônia era permitido Criar Escolas"
 
"Agora eles querem transformar o índio em colono, o que é o mesmo que acabar com ele. Para a questão da aliança da Floresta, o apoio das populações indígenas foi muito Importante"
 
"As mulheres sempre costumam sair na linha de frente, como bandeira, para evitar que a polícia possa atirar"
 
"No lugar do filho do Seringueiro ir para escola, ele tinha que ir para Seringa pra poder fazer mais borracha e aumentar a produção do Seringal"
 
"Entre 1975 e 1985, conseguimos evitar que mais de 1,2 milhão de hectares de Florestas fossem devastados"
 
"os grandes latifundiários dizem que Preservar a Amazônia é atrasar o Progresso, é prejudicar a Economia do país, que a borracha não representa quase nada para nossa Economia e que o Progresso está na Criação de Bois"
 
"A Amazônia vista de cima, nesse período, é fumaça só. E como dói"
 
"Nós não temos mais Confiança no governo"
 
 
"Queremos que a Amazônia seja Preservada mas também queremos que seja Economicamente viável"
 
"A Reserva extrativista é a única saída para a Amazônia não desaparecer"
 
"Até o momento nosso movimento é Pacifico. Tentamos Vencer e lutar com a não-violência"
 
"Eu Seria um covarde se fizesse isso. Meu sangue é mesmo sangue dessas pessoas que sofrem aqui. Eu não posso fugir. Há algo dentro de mim que não me deixa sair daqui. E é esse o lugar onde vou terminar minha missão"
"Respondendo a sua Amiga Irmã Zélia, que achava que ele devia sair de Xapuri até as coisas esfriasse"
 
"Os Seringueiros precisam ficar unidos de forma que a morte de uma pessoa não mate a Força Viva de sua Luta. Depois da morte Nós Somos inúteis. As pessoas Vivas Realizam coisas, os cadáveres não"
 
"Fui me afinado mais com o movimento Sindical. Achei que a bandeira Mais Eficiente pra Eu atuar era o movimento Sindical"
 
"Eu era um eleitor de oposição, tinha uma convicção de oposição ao Sistema, mas não entendia do processo político-partidário"
 
"Comecei então a Descobrir como funciona a máquina partidária, o esquema tão trágico, tão ridículo, como funciona a coisa, como os trabalhadores são enrolados, e como Servem de manobras para Fortalecer os políticos. Os trabalhadores, inconscientemente, fazem que nem uma pessoa que encontra um Leão ferido, cura o Leão e depois o Leão os devora. Os trabalhadores Fortalecem os políticos que defendem os inimigos deles. E muitos trabalhadores não Descobriram isto"
 
Mensagem de Despedida
 
"Não quero Flores no meu enterro, pois sei que irão arrancá-las da Floresta. Quero apenas que o meu assassinato Sirva para acabar com a impunidade dos jagunços sob a proteção da policia federal do Acre que, de 1975 para cá, já mataram mais de 50 pessoas como Eu, Lideres Seringueiros Empenhados em Defender a Floresta amazônica e fazer dela um exemplo de que é possível Progredir sem destruir.
Adeus, foi um Prazer. Vou para Xapuri ao encontro da morte, pois dela ninguém Se Livra, tenho Certeza. Não Sou fatalista, apenas Realista. Já denunciei quem quer me matar e nenhuma providência foi ou Será tomada. O delegado da PF do Acre, Mauro Spósito, me persegue não é de hoje. E não tenho nenhuma dúvida de que os pistoleiros levarão a Melhor por um motivo:
o delegado mandou cassar meu porte de arma, Sob alegação de que tenho ligações com uma Entidade "alienígena" e "comunizante". É a Fundação Ford, dos EUA, veja só!"