28 dezembro, 2012

Confira algumas curiosidades sobre o romance 'Para Sempre Cinderella'

Filme usou quadro real de Leonardo Da Vinci para fazer retrato da atriz
 
A atriz Drew Barrymore é a protagonista da história que teria 'originado' o conto da Gata Borralheira no romance "Para Sempre Cinderella" (1998). No filme, ela vive a doce Danielle, a menina que vira empregada da madrasta após a morte do pai e vê sua vida mudar após um encontro inesperado com o príncipe. Se emociona com o filme? Então confira algumas curiosidades que preparamos para você!
 
Quiz: teste seus conhecimentos sobre a atriz Drew Barrymore
 
1. Arte
No filme "Para Sempre Cinderella", Danielle (Drew Barrymore) fica impressionada com o retrato que seu amigo e conselheiro Leonardo Da Vinci pinta dela. Ficção? Nem tudo! A equipe de produção fez o retrato tendo por modelo a pintura "La Scapigliata", também conhecida como "Testa di faniciulla detta la scapigliata", do verdadeiro Leonardo Da Vinci. Quer ver a semelhança? Então confira a foto abaixo:
'La Scapigliata' original, de Leonardo DaVinci, e a versão com retrato de Drew Barrymore (Foto: Divulgação / Reprodução)'La Scapigliata' original, de Leonardo Da Vinci, e a versão com retrato de Drew Barrymore (Foto: Divulgação)
 
2. Referência
Em algumas versões do conto de fadas, Cinderela usa um sapatinho de pele (Foto: Divulgação / Reprodução)
Em algumas versões do conto de fadas, Cinderela usa
um sapatinho de pele (Foto: Divulgação / Reprodução)
 
Um dos contos mais conhecidos do mundo, a história da Cinderella ganhou diferentes versões. No filme, pelo menos dois autores são mencionados. No início, os irmãos Grimm, famosos por diversas fábulas infantis, inclusive por uma das versões de Cinderella, conversam com a rainha sobre as várias histórias da Gata Borralheira.
Durante o diálogo, eles mencionam que em uma das versões, o sapatinho usado por Cinderella no baile é na verdade feito de pele e não de vidro, como é mais conhecido. A citação é uma referência a Charles Perrault, o primeiro autor a criar a versão de Cinderella, em que ela usaria um sapato de cristal. Para algumas pessoas, a ideia teria surgido a partir de uma interpretação equivocada de termos. Em francês, sapatinho de cristal seria "pantoufle de verre" e sapatinho de pele, "pantoufle de vair".
 
3. Hábitos Renascentistas
Transportada para a época Renascentista, Drew Barrymore teve mesmo que entrar na personagem. Na cena em que Danielle aparece nadando no lago, ela teve que usar o nado de costa invertido, muito popular na Europa Medieval e Renascentista. Hoje em desuso, o estilo é ensinado mais como técnica de sobrevivência.
 
Filme lembra rei da Inglaterra que se divorciou (Foto: Divulgação / Reprodução)
Filme lembra rei da Inglaterra que se divorciou
(Foto: Divulgação / Reprodução)
 
4. Rivalidade
O filme é americano, mas a história se passa na França do século XVI. E a rainha Marie (Judy Parfitt) não perde a chance de afinetar a Inglaterra ao falar para o príncipe Henry (Dougray Scott) que escolhesse bem sua esposa porque divórcio é uma coisa que apenas se faz na Inglaterra. A citação faz uma referência ao rei Henrique VIII, da Inglaterra, que causou um escândalo ao se divorciar de Catarina de Aragão para ficar com Ana Bolena.