25 agosto, 2012

28/Agosto - Gastão de Orleans, Conde d'Eu

 
Dom Luís Filipe Maria Fernando Gastão de Orléans, conde d'Eu (nascido na França: Louis Philippe Marie Ferdinand Gaston d'Orléans et Saxe-Cobourg et Gotha; Neuilly-sur-Seine, 28 de abril de 1842 — Oceano Atlântico, 28 de agosto de 1922), foi um nobre francês, tendo sido conde d'Eu.
Gastão nasceu membro da realeza francesa, por ser neto de Luís Filipe I, último rei da França. Tendo renunciado aos seus direitos à linha de sucessão ao trono francês em 1864, aquando do seu casamento. Tornou-se príncipe imperial consorte do Brasil por seu casamento com a última princesa imperial de facto, D. Isabel Cristina Leopoldina de Bragança, filha do último imperador do Brasil, Dom Pedro II. Faleceu quando voltava ao Brasil para celebrar o centenário da independência brasileira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 1922.
 
O conde d'Eu em 1847, aos cinco anos. Pintura de Franz Xaver Winterhalter.
 
Gaston d'Orléans, Count of Eu, aos vinte e três anos de idade (1865).
 
Gastão de Orleans, Conde d'Eu, aos vinte e oito anos de idade (1870).
 
Pedro Américo, Batalha de Campo Grande, 1871. Óleo sobre tela, 530 x 332 cm, Museu Imperial de Petrópolis. O quadro representa o momento em que o Conde d’Eu é impedido de prosseguir no ataque aos paraguaios pelo seu ajudante-de-ordens, capitão Almeida Castro, que segura as rédeas do cavalo montado pelo conde.