04 julho, 2012

Brasil dos Bancos



Foi publicado meu livro Brasil dos Bancos pela EDUSP (532 páginas)!

Apresentação da Professora Maria da Conceição Tavares:
"Conheci Fernando Nogueira da Costa quando ele foi meu aluno no curso de mestrado na Unicamp, em 1976. Sua dissertação, Bancos em Minas Gerais (l889-l964), defendida em 1978, foi seu primeiro trabalho de fôlego – um estudo da trajetória dos principais bancos privados mineiros. Fui também sua professora no curso de doutorado e participei da banca julgadora de sua tese Banco do Estado: O Caso Banespa, defendida em 1988.
Dedicou-se depois a estudar a diversificação setorial dos grandes grupos bancários e, mais tarde, as crises bancárias, as privatizações e a desnacionalização do final da década de 1990. No início dos anos 2000, tornou-se um militante ativo na desmistificação do neoliberalismo e na defesa dos bancos públicos. No primeiro governo Lula foi vice-presidente da Caixa Econômica Federal e, ao mesmo tempo, diretor-executivo da Federação Brasileira dos Bancos, quando então aprofundou ainda mais sua visão sistêmica do setor bancário e do mercado de capitais.
Brasil dos Bancos representa a síntese das pesquisas de Fernando acerca da atuação dos bancos (públicos e privados) na economia brasileira. A importância dessas instituições para o desenvolvimento econômico fica clara desde a criação do primeiro Banco do Brasil, no século XIX, e não fez senão aumentar ao longo desses duzentos anos.
Não posso deixar de me regozijar com a produtividade e a coerência de sua vida acadêmica e com a sua militância esclarecida contra a desnacionalização e a privatização dos bancos públicos."
Maria da Conceição Tavares
__._,_.___