28 abril, 2012

28/Abril - Minha Homenagem a Paulo César Pinheiro.

Para mim, o Maior Compositor/Poeta.

Só quem chega à casa, que Viviam juntos, depois de fechar um caixão, que toma a consciência mais doída, que
Ela não volta mais, ela não vai voltar, para o meu lar”

Quem me ouvir Cantar 
 Aniceto da Portela
 
Quem me ouvir cantar,

quem me ouvir sorrindo assim,

desconhece a magoa que está dentro de mim.

Quando eu parar de cantar, e sorrir, meus olhos

estarão chorando, meu coração penando, por aquela que

tão longe, vai caminhando, sem olhar para trás.

Não voltará jamais.

Mas o meu coração, não se cansa de clamar.

Ela não volta mais, ela não vai voltar, para o meu lar
 
 
 
Sabe a dor que ele passou.

Só para quem teve o “Ninho desfeito”, entende o sofrimento de PCP.

Ninho Desfeito

Nelson Cavaquinho / Wilson Canegal


Vives no meu pensamento
Não esqueço um segundo de ti
É minha vida um tormento
Sofrimento igual nunca vi

Teu perfume ficou em meu leito
No meu peito ficou teu amor
Volta que ninho desfeito
É uma casa onde mora a dor

Se batem na porta do meu triste lar
No peito meu coração se agita
Abro, a esperança desfaz-se no ar
Por não encontrar por quem ele palpita

No entanto, eu espero sem desesperar
Pois sei que voltarás um dia
Sei que virás novamente
Enfeitar nosso lar de prazer e alegria



E, mesmo com todo Talento dela, não sei até que ponto ela chegaria sem a orientação profissional e, principalmente o Amor/companheirismo dele.
E também, por tudo que ela disse sobre ele: do Amor “rasgado” que ela declarava por ele.

UM SER DE LUZ – Homenagem a Clara Nunes

(JOÃO NOGUEIRA, MAURO DUARTE E PAULO CÉSAR PINHEIRO)

Um dia
Um ser de luz nasceu
Numa cidade do interior
E o menino Deus lhe abençoou
De manto branco ao se batizar
Se transformou num sabiá
Dona dos versos de um trovador
E a rainha do seu lugar
Sua voz então a se espalhar
Corria chão
Cruzava o mar
Levada pelo ar
Onde chegava espantava a dor
Com a força do seu cantar
Mas aconteceu um dia
Foi que o menino Deus chamou
E ela se foi pra cantar
Para além do luar
Onde moram as estrelas
E a gente fica a lembrar
Vendo o céu clarear
Na esperança de vê-la, sabiá
Sabiá
Que falta faz sua alegria
Sem você, meu canto agora é só
Melâncolia
Canta meu sabiá,
Voa meu sabiá,
Adeus meu sabiá...
Até um dia...

 

Primeira Composição dele.
Eu sou fã da 1ª esposa dele, Clara Nunes, mas a Música dele que mais gosto é uma que ela não gravou.
Marcou a Vida dela porque foi Cantada no dia do casamento dos dois.
Marcou mais a minha: Zuzu também adorava essa Música. Depois de um período duro e derrotado, porque a perdemos, fui para casa, em PG e tinha deixado o Som ligado, na hora tive que sair correndo quando ligaram do hospital, e estava tocando essa Música quando entrei:
O choque de emoções é enorme, porque de um lado entrar na casa foi muito difícil, escutei essa Música como um recado: a tristeza acabava e ela ia ao encontro de Poesia e, quiçá, de um mundo melhor.
Na edição que comuniquei a todos sua partida, coloquei essa Música.


VIAGEM
(PAULO CÉSAR PINHEIRO / JOÃO AQUINO)

Oh tristeza, me desculpe / Tou de malas prontas
Hoje a poesia veio ao meu encontro
Já raiou o dia, . . . vamos viajar
Vamos indo de carona / Na garupa leve
Do tempo macio / Que vem caminhando
Desde muito longe / Lá do fim do mar
Vamos visitar a estrela / Da manhã raiada
Que pensei perdida / Pela madrugada
Mas vai escondida, . . . querendo brincar
Senta nessa nuvem clara / Minha poesia
Anda se prepara / Traz uma cantiga
Vamos espalhando música no ar
Olha, quantas aves brancas / Minha poesia
Dançam nossa valsa / Pelo céu que um dia
Fez todo bordado de raios de sol
Oh poesia me ajude / Vou colher avencas
Lírios, rosas, dálias / Pelos campos verdes
Que você batiza de jardins do céu
Mas, pode ficar tranquila / Minha poesia
Pois nós voltaremos / Numa estrela guia
Num clarão de lua . . . .quando serenar
Ou talvez até, quem sabe / Nós só voltaremos
No cavalo baio, no alazão da noite
Cujo nome é Raio, Raio de Luar


Essa é o meu retrato. Falei quando encontrei com os dois, no lançamento do Livro de PCP em Sampa, que eles eram os Autores de minha biografia musicada...ou um resumo retratado de mim...

RETRATO FALADO
(PAULO CÉSAR PINHEIRO – EDUARDO GUDIN)

Quem me vê lutando
Não é sabedor
Do meu jeito brando
De falar de amor
Eu tenho uma metade de acalmar
Metade lutador
No fundo eu sou um sonhador
Eu tenho uma cidade pra cantar
Um peito cheio de versos
E as mãos de trabalhador
Quem me vê
Quem me vê sentido
É conhecedor
Do meu jeito antigo
De guardar a dor
Eu tenho uma metade no meu lar
Metade exterior
Porque também sou pecador
Eu tenho a mocidade pra gastar
Um grande amor pela vida
E a benção do Redentor
E quem quiser me acompanhar
Eu cantei pra me desabafar
E agora a dor já passou


Adoro essa...
 
ROSA VERMELHA
(SUELI COSTA/PAULO CÉSAR PINHEIRO)

Queria vir pelo céu
Pousar em ti feito abelha
Só pra sugar o teu mel
Rosa vermelha
Cigana do acampamento
Que flor é esta na orelha
Parece a rosa dos ventos
Rosa vermelha
Rosa vermelha, yaô
Flor encantada
Toda mulher é uma flor
Enfeitiçada
A minha casa se encanta
Tem flor caindo da telha
É passarinho que planta
Rosa vermelha
Minha viola de fita
Também tem flor na cravelha
Pra dar pra moça bonita
Rosa vermelha
Rosa vermelha yaô
Flor encantada
Toda mulher é uma flor
Enfeitiçada
A rosa olhada, distante
A um coração se assemelha
pois ela é a flor dos amantes
Rosa vermelha
Sinal de um regime novo
Pintada ao peito ela espelha
Pois ela é rosa do povo
Rosa vermelha



 
 
 

CIDAD3 - Centro Cultural da Resistência Brasileira






--
Sulinha

Sabedoria, Saúde e Sucesso: Sempre para todos Nós.
@SulinhaSVO

Fotografia Sempre Fiel de seu tempo



http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/message/16994