30 março, 2012

(RJ) Exposição sobre Mário Lago até 25 de maio no Arquivo Nacional



Por Eugênia Rodrigues

"Lago Eu Sou - Um Homem do Século XXI" é o nome da mega exposição sobre Mario Lago realizada pelo Arquivo Histórico Nacional. Inaugurada para o público em 27 de março, ela fica em cartaz até 25 de maio e faz parte das comemorações em homenagem aos 100 anos de nascimento desse grande carioca. O curador é o produtor Mario Lago Filho, o Mariozinho Lago.

O saudoso compositor, ator, militante da esquerda e radialista será lembrado em fotos, versos, cartazes, cenas de novelas, peças teatrais, manuscritos, capas de livros e discos, troféus. "A sala principal foi concebida como se o próprio artista estivesse recebendo o público em sua casa", explica Mariana Marinho, a coordenadora-geral da exposição. Quem assina a coordenação de pesquisa é o cantor Pedro Paulo Malta, a direção de arte é de Beto Herriote a produção, de Adriana Schneider.

"Lago Eu Sou" conta com o patrocínio da Prefeitura e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Eis algumas frases do mestre que são exibidas na mostra:

"Eu era para me chamar Mario de Pádua Jovita Correia do Lago, mas nasci com mais de meio metro e menos de três quilos. Na hora do registro, meu pai pensou: é muito nome pra esse langanho levar pro resto da vida. Está arriscado a nem vingar... Bota só Mario Lago. E olhe lá!"

"Quem quiser cante a sua Lapa
Que eu, cá, vou chorar a minha
Lapa, cachaça zurrapa
Muy decadente rainha."

"Eu era Partido, não era do Partido. Nunca assinei ficha de filiação. Sou marxista comunista autônomo."

Serviço:

De 27 de março de 2012 a 25 de maio de 2012, segunda a sexta, das 10h às 18h

Local: Arquivo Histórico Nacional
Praça da República, 173
Rio de Janeiro, RJ - 20211-350
Tel: 55 21 2179-1228 2179-1273
Ficha técnica:
Curadoria: Mario Lago Filho
Coordenação Geral: Mariana Marinho
Produção: Adriana Schneider
Direção de Arte: Beto Herriot
Coordenação de Pesquisa: Pedro Paulo Malta
Patrocínio: Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro
Realização: L. O. S. Moraes Produções Artísticas
Produção: Dona Rosa Filmes



De:
"Agenda do Samba & Choro"
Para:
"Sulinha" cidad3@yahoo.com.br

http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/message/15125

Nenhum comentário:

Postar um comentário