12 fevereiro, 2012

Secretário debate com Raí criação de comitê para garantir legado no esporte educacional



Secretário debate com Raí criação de comitê para garantir legado no esporte educacional

O secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Afonso Barbosa, recebeu na manhã desta sexta-feira (10.02) o ex-jogador da seleção brasileira Raí. O objetivo do encontro foi debater a formação de um comitê interministerial voltado para a aplicação de políticas na área do esporte educacional. O diretor da Lei de Incentivo ao Esporte, Ricardo Cappelli, também participou da reunião.

“A ideia é, junto com pessoas de diferentes modalidades, experiências e gerações, fazer alguma coisa a mais pelo esporte. Nós atletas de alto nível temos um apelo e um potencial de mobilização muito grande junto ao governo e a população, e não poderíamos deixar de fazer algo pelo esporte, juntos”, afirmou Raí. O ex-jogador é o presidente da organização sem fins lucrativos Atletas pela Cidadania, que reúne grandes nomes do esporte brasileiro de hoje e do passado em uma ação voltada para o esporte educacional e a inclusão social.

Para o secretário Afonso Barbosa, essa é uma ótima oportunidade que o Brasil tem de promover um legado esportivo e social. “Estamos vivendo o século do esporte. A Copa é um acontecimento que mobiliza todo o mundo e o Brasil foi premiado com esse evento e com os Jogos de 2016. É a chance que temos para construir uma ética para o esporte, que envolva desde o empresário até o atleta em si. Essa é a chance que temos de mostrar quem somos por meio do esporte”, disse.

A ação também mobilizará os ministérios da Saúde, da Educação e as prefeituras das 12 cidades que receberão o Mundial em 2014. “Quando o assunto é urbanização ou estádios, já sabemos qual será o legado dos megaeventos para o Brasil, mas ainda não temos uma proposta concreta na área de legado social. O objetivo da criação desse comitê é ter uma entidade, com articulação junto ao governo e à sociedade, que cuide também da herança do esporte educacional”, completou Raí.

Na última segunda-feira (06.02), em Londres, Raí recebeu o Laureus Sports Award – o mais importante prêmio do esporte mundial – pelo trabalho social que desenvolve na instituição Gol de Letra, entidade que atende cerca de 1,3 mil jovens em São Paulo e Rio de Janeiro. “Foi um reconhecimento muito importante para o Gol de Letra e também para o Atletas pela Cidadania. Receber uma premiação como o Laureus é algo que me motiva ainda mais a me empenhar em ações como essa. O esporte tem uma força muito grande e espero que o prêmio seja também um exemplo para que outros atletas continuem contribuindo com o esporte educacional”, completou.

Atletas pela Cidadania
Com o lema "O jogo só termina quando todo mundo vence", o Atletas pela Cidadania tem como meta dobrar, até 2022, o número de praticantes de atividades físicas em todo o país e garantir que todas as escolas brasileiras tenham professores e estrutura adequada para o ensino do esporte.

“Londres, que também receberá um grande evento esportivo, elaborou uma estratégia voltada para o esporte nas escolas, o que foi fundamental para sua escolha como sede das Olimpíadas. Queremos, com a liderança do Ministério do Esporte, apresentar uma proposta semelhante à presidenta e estabelecer a preocupação com o social como uma das metas para o Brasil nesses megaeventos”, afirmou Daniela Rodriguez, diretora executiva da entidade.

Nomes como Ana Moser, Joaquim Cruz, Lars Grael, Magic Paula e Patrícia Medrado participam da iniciativa.

Paula Braga
Foto: Francisco Medeiros
Ascom – Ministério do Esporte

http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/message/12852

Nenhum comentário:

Postar um comentário